pessoas online

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia-a-Dia - Universidade

Dentro do meu curso temos várias disciplinas opcionais que podemos escolher em cada ano, eu este ano escolhi Animação e Promoção do Património Cultural(1º semestre) e Tecnologias Artísticas(2º semestre), na primeira disciplina tive a fazer uma espécie de trabalho de campo e aprendi muito sobre património, talvez mais do que na disciplina de Património do 1º ano e na segunda disciplina aprendemos a técnica de tecelagem (já tinha feito tecelagem na primária, mas foi bom rever) e agora estamos a fazer uma espécie de instalação implementado a técnica para ser exposta no Moinho de Maré da Mourisca. 

Deixo aqui uma espécie de tutorial que a minha professora disponibilizou caso queiram fazer um tapetezinho. 

Fica aqui algumas imagens da minha primeira experimentação

As cores que escolhi
 
Não tenho aqui as fotos de tudo completo, pelos vistos devo ter posto no computador da minha irmã e como ela mudou de casa ainda não as revi.

Falando na instalação, como tinha dito é para uma exposição no Moinho de Maré da Mourisca e o tema é este mesmo, o Moinho e o estuário do Sado. Eu e as minhas colegas primeiro pensamos em algo mais abstracto e com gesso e arame mas como vimos que não se adaptava ao espaço, as condições que tínhamos decidimos partir para outra. Eu fiz o desenho de uma espécie de peixe e a minha colega IG. que têm jeito para a coisa fez uns quantos estudos no computador.

pensamos em adicionar espinhas mas abandonamos a ideia e mantivemos o projecto simples
estudo com diferentes tons de azul e verde
chegamos à conclusão que ficaria assim, mas optamos por juntar a parte do meio e sobrepor a barbatana

Pensamos em realizar isto com arame, mas a nossa peça vai estar suspensa (encostada a uma parede) e não poderia ser algo muito pesado, como também tentamos e devido à grande dimensão da peça, vimos que não iria resultar. A professora sugeriu que fizéssemos uma espécie de rede usando pregos, linha e um suporte (neste caso é uma espécie de capaline que aproveitados da escola). Fomos em frente com o projecto, já temos a barbatana quase toda pronta e já levou uma de mão de cola de madeira para ficar rija e já começamos a parte central.


Barbatana
IG.

Eu e a IS.

Pormenor


Ainda não tirei fotos da parte central, mas depois planeio fazer outro post com a montagem da exposição, a restante parte do peixe e o aspecto final como é claro.

Espero que tenham gostado.



11 comentários:

  1. Eu gostava tanto de ter jeitinho para estas coisas !

    ResponderEliminar
  2. Eu lembro-me de fazer o tear no 8º ano, em Educação Tecnológica xD E adorava porque quando era pequena tinha um tear de plástico, em que ela só pôr os fios da teia nos "dentinhos" daquilo, enrolar a lã na "agulha" e depois ir fazendo. Depois aquilo tinha uma barra com que se ia apertando a lã e ficava ali tudo direitinho :) Era tão giro

    ResponderEliminar
  3. Eu não tenho jeito nenhum para isso.:)

    ResponderEliminar
  4. OMGGGGG! O teu peixão tá tipo LINDO!!!! :D

    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca fiz e admiro quem tem jeito para estes trabalhos :p Continua! Obrigada pelo teu comentário. Eu sei que exagero, não me tomes como exemplo :/ Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  6. A segunda ideia é muito gira, por acaso já tinha visto em forma de coração beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoooro estas coisas D.

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz tecelagem mas sempre adorei trabalhos manuais e esse parece ser muito giro. ^^ E a outra cadeira também parece ser reconfortante. ^^
    Aqui a desnaturada ainda não sabe funcionar com o iMovie, desculpa. =X
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    ResponderEliminar
  9. bem, o teu curso parece ser interessante, dada a diversidade de atividades que fazem (:

    ResponderEliminar
  10. Grande ideia a do peixe! :o Em que curso andas?
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. que giro, sempre quis experimentar tecelagem, foi uma boa ideia :b

    ResponderEliminar

Obrigado pela tua opinião!